Jovens entre 16 e 26 anos já podem se inscrever no concurso que escolhe a nova Corte da maior e mais tradicional festa alemã da região, a Südoktoberfest. As inscrições vão até 13 de julho e devem ser feitas diretamente no site da Südoktoberfest, onde também está disponível o regulamento completo.
Todas as candidatas receberão gratuitamente os trajes oficiais do concurso, garantindo padronização e zero custo com a confecção de trajes próprios. As jovens inscritas serão apresentadas ao público durante o lançamento oficial da Südoktoberfest que acontecerá nos dias 19 e 20 de julho, no parque da festa (Associação Cultural Sete de Setembro).
O concurso mantém sua programação tradicional, com os desfiles oficiais durante a 36ª Südoktoberfest, que acontece de 09 a 12 de outubro. A avaliação será feita assim como em anos anteriores e sem discurso público.
A Prefeitura Municipal, através da Seplama em parceria com a Natusomos disponibilizaram um contêiner ao lado do estacionamento da Rodoviária para descarte de resíduos eletrônicos. O contêiner ficará fixo naquele local não precisando a população aguardar as datas das coletas realizadas na praça central, que continuarão acontecendo em dias específicos.
Conversamos com a Secretaria da Seplama Cristina Gehrke, a qual nos informou que já está disponível para descarte e ainda deve ser instalada no local as placas informando o que não pode ser descartado ali.
O que não pode ?
Os objetos que não podem ser descartados no contêiner: resíduos comuns (lixo doméstico), resíduos que não sejam eletrônicos (como tecidos, alimentos, etc.), e resíduos específicos que necessitam de tratamento especial (como pilhas, baterias, lâmpadas, óleos, etc.
Agência da Unicred em São Lourenço do Sul celebra 12 anos de compromisso com a comunidade
Aniversário é marcado pela chegada de novo gerente e implantação da nova plataforma de investimentos ZIIN
Na quarta-feira, dia 3 de junho, a agência da Unicredem São Lourenço do Sul (RS) completa 12 anos de atuação no município. Desde a sua inauguração, em 2013, a unidade tem sido um importante ponto de apoio para os cooperados da região, oferecendo soluções financeiras sustentáveis.
A data marca não apenas uma trajetória de crescimento, mas também um momento de fortalecimento da presença da instituição na cidade, reforçando seu compromisso com a continuidade, a proximidade e o cuidado com os cooperados locais. “Celebrar os 12 anos da agência de São Lourenço do Sul é reafirmar a satisfação de contar com uma trajetória construída com confiança, proximidade e propósito. A Unicred tem orgulho de ser protagonista na jornada de saúde financeira dos seus cooperados, investindo constantemente no relacionamento e no desenvolvimento das comunidades onde está presente, mantendo viva a essência do cooperativismo: crescer juntos, de forma sustentável e solidária”, afirma a Gerente de Unidade de Negócios, Lilian Behling.
Como parte desse movimento de fortalecimento, a agência também anuncia a chegada de Marcelo Carvalho da Rosa, que assume o cargo de Gerente de Relacionamento Pessoa Jurídica (PJ). Marcelo Rosa se une a uma equipe experiente e comprometida, composta pela Gerente de Relacionamento Pessoa Física (PF) Aline Maron, pela Coordenadora Administrativo Financeiro (CAF) Marcela Krüger e pela Gerente de Unidade de Negócios Lílian Behling. A equipe reforça o compromisso da Unicred em oferecer um atendimento ainda mais qualificado, com soluções personalizadas tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
Ainda, entre as novidades mais recentes da instituição está o lançamento da ZIIN, nova plataforma digital de investimentos da Unicred. A iniciativa oferece aos cooperados acesso a um portfólio completo de ativos financeiros – de renda fixa a ações e fundos imobiliários – com o suporte de um atendimento especializado. A ZIIN faz parte da estratégia da Unicred de consolidar um ecossistema financeiro moderno, em que fornece consulta financeira personalizada, exclusiva e alinhada ao perfil de cada cooperado. A Unicred em São Lourenço do Sul fica na Rua Júlio de Castilhos, 1.750, Centro. O horário de funcionamento da agência é das 9h às 15h, e do autoatendimento, das 7h às 22h. O telefone para contato é (53) 3251-3930.
Sobre a Unicred Integração
A Unicred Integração é uma cooperativa de crédito com 19 mil cooperados e R$ 1,57 bilhão em ativos, distribuídos em 20 modernos pontos de atendimento nos estados do Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. Com foco em proporcionar soluções financeiras personalizadas e uma experiência única aos seus cooperados, opera de forma democrática e proporciona suporte financeiro por meio de créditos para pessoa física e jurídica, planos de previdência, investimentos, cartões, consórcio, seguros, cobrança e vários outros projetos exclusivos. Com uma forte identidade no setor da saúde, integra o Sistema Unicred do Brasil desde 1989, contando com mais de 300 mil cooperados.
DNIT informa que as obras do viaduto do trevo de São Lourenço do Sul devem ser concluídas no final de Junho.
Entramos em contato com o DNIT sobre as obras do viaduto do trevo de acesso a São Lourenço do Sul, que seriam concluídas inicialmente no mês de janeiro deste ano e vem sendo prorrogada por inúmeras razões.
Segundo recebemos a informação do DNIT, “as obras serão concluídas no mês de junho deste ano” por conta da não aprovação da LOA 2025, ocorrendo assim a redução no ritmo dos trabalhos.
São Lourenco espera ansiosamente a finalização desta obra, a qual será de grande importância para o trânsito próximos ao trevo de acesso a São Lourenço de Sul e também sentido Boqueirão, Boa Vista e demais localidades , incluindo Canguçu. Alem dos transtornos que toda obra traz consigo, uma das maiores reclamações é a distância dos retornos, tanto para que precisa ir a Pelotas como de quem vem sentido capital/SLS.
ÀS 17:36 h do último dia 10, compareceu à DP local a vítima, residente à rua Gal. Osório, informando que havia saido de sua casa na última sexta-feira (6). Ao retornar no sábado (7), por volta das 15:30 h, encontrou a porta dos fundos aberta, sem sinais de arrombamento e o interior revirado, sendo furtado o valor de R$ 1.280,00.
O período de defeso na Lagoa dos Patos em 2025 acontece de 1º de junho a 30 de setembro. Durante esse período, a pesca de alguma especies está proibida para garantir a reprodução das mesmas (tainha, bagre, corvina e camarão) e o desenvolvimento da safra. Os pescadores que trabalham com a pesca na Lagoa dos Patos têm direito ao seguro-defeso, que é um benefício assistencial equivalente ao salário mínimo mensal.
Após denúncia apresentada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), a Justiça condenou um homem a 22 anos, cinco meses e 15 dias de reclusão, em regime fechado, pelo crime de estupro de vulnerável cometido contra a própria filha de nove anos. A sentença foi publicada em 21 de maio pela 2ª Vara Judicial da Comarca de São Lourenço do Sul.
Conforme apurado no processo, os abusos ocorriam na residência do réu, durante os finais de semana em que a criança o visitava, desde data incerta até outubro de 2024. A materialidade e autoria do crime foram confirmadas por diversos elementos de prova, como o depoimento da vítima, laudos periciais e avaliação psicológica.
De acordo com a denúncia apresentada pelo MPRS, a criança relatou que “era despertada durante a noite com as abordagens do acusado e diz ter sido ameaçada por ele, caso revelasse algo”. A mãe afirmou ter notado mudanças no comportamento da filha após as visitas ao pai: “estava visivelmente desconfortável após um final de semana que passara na casa do pai e que, quando questionada, contou que o genitor a havia abusado, e queixou-se de dor nas partes íntimas”. Familiares relataram ainda que, após os fatos, a vítima passou a ter episódios frequentes de choro e pesadelos, acordando assustada à noite com medo de que o agressor estivesse em seu quarto.
A promotora de Justiça Cristiana Müller Chatkin, de São Lourenço do Sul, destacou a gravidade do crime e a relevância da condenação. “O estupro de vulnerável, especialmente cometido por quem deveria zelar e proteger, é uma das mais brutais formas de violação dos direitos da criança. Essa condenação representa não apenas a punição de um agressor, mas também um recado claro de que a sociedade não tolera esse tipo de violência. É fundamental que casos como este sejam denunciados.”
divulgação Ministério Público
Um homem denunciado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em São Lourenço foi condenado pela Justiça a 24 anos, sete meses e cinco dias de reclusão, em regime inicial fechado, por estupro de vulnerável e fornecimento de bebida alcoólica à vítima. A sentença foi divulgada em 4 de junho.
Os crimes ocorreram entre 2019 e 2021, quando a vítima, então com idade entre 10 e 12 anos, era frequentemente atraída à casa do réu com oferecimento de balas, doces e bebidas alcoólicas. Segundo a denúncia do MPRS, o réu se aproveitando da relação de vizinhança, de proximidade familiar e da vulnerabilidade da criança, praticou atos libidinosos de forma repetida.
Durante o processo, a vítima prestou depoimento especial e relatou os abusos sofridos, comprovados por laudo psicológico, conversas por meio de aplicativo (WhatsApp) e por testemunhos de familiares.
A Justiça reconheceu a prática de delito continuado, destacando o sofrimento psíquico causado à vítima, que chegou a apresentar ideias suicidas. Conforme a denúncia, “a vítima apresentou entristecimento, com ideias de morte e medo, além do constrangimento e alterações sensoriais decorrentes da ingestão de álcool”.
O homem, de 57 anos, também foi condenado ao pagamento de indenização por danos morais no valor de cinco salários mínimos, a ser depositado em conta judicial em favor da vítima.
A promotora de Justiça Cristiana Müller Chatkin, de São Lourenço do Sul, responsável pelo caso, ressalta que “a condenação reflete o compromisso do Ministério Público com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, reafirmando que a proteção da infância é prioridade absoluta, conforme estabelece a Constituição Federal”.
Fonte Ministério Público
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras e Urbanismo (SMOU), comunica que, em virtude da pavimentação da rua que dá acesso à EMEI Bem-me-quer, no bairro Camponesa, está sendo realizada a construção de um desvio.
Esse desvio irá permitir o acesso da população à escola enquanto sua rua principal estiver fechada para receber a pavimentação. O mesmo está sendo construído com o apoio dos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR) e será temporário, garantindo o bom andamento da obra.
Aconteceu na noite da última sexta-feira (6) a comemoração do aniversário de 45 anos do Lar dos Velhinhos Santo Antônio. O evento acontece no salão de eventos do Hotel das Figueiras. Parabenizamos toda a Diretoria que coordena e cuida com muita dedicação aquela instituição e também a todos que lá residem. Carlos Leonardo Wienke, Presidente
Selomar Blodorn, Vice presidente
Maíra Hax Mendes, Coordenadora do Lar
?Imagem Márcia Scherer