Redação

 

Na tarde de segunda-feira, o Grupo Conviver deu início às suas atividades, marcando um novo capítulo de vitalidade e integração para a comunidade idosa local.
A ocasião, que aconteceu no Salão 3 De Maio, concedido gentilmente pelo Pastor Arthur Presser a entidade, contou com a presença do prefeito Rudinei Harter, do vice-prefeito Cleo Uarthe, do secretário de Desenvolvimento Social e Habitação Sandro Dias, do Secretário da Fazenda Vilno Borck e da Coordenadora do Conviver Igarete Rodrigues, que ressaltou a relevância que a administração local atribui ao cuidado com a terceira idade. Em suas palavras, o prefeito Rudinei Harter enfatizou não apenas a importância das atividades oferecidas pelo grupo, mas também o impacto positivo que essas têm na saúde física e mental dos participantes.
O Grupo Conviver visa proporcionar acesso a uma variedade de atividades físicas, sociais, de lazer e culturais. O foco está na recuperação da autoestima e no estímulo ao convívio social, promovendo uma qualidade de vida mais elevada para os idosos da comunidade.  
Para mais informações:Centro de Convivência do IdosoResponsável: Igarete RodriguesEndereço: Marechal Floriano Peixoto, 3457 - Telefone: (53) 3251-2098

DECOM

Em 2023, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul divulgou dados para marcar o aniversário da legislação que protege os brasileiros e brasileiras menores de 18 anos, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Segundo o estudo apresentado, uma criança ou adolescente é vítima de abuso sexual a cada três horas no RS, ainda, aponta também que apenas 10% dos casos de violência contra crianças e adolescentes gaúchas são denunciados. É justamente esse silêncio que abre caminho para o Projeto Liberar, como aponta deputada estadual Laura Sito, “a violência sexual que acontece contra os nossos jovens nunca é falada, é emitida por gestos, por questionamentos que, através de profissionais qualificados, podem ser entendidos e transformar vidas”, explicou a parlamentar proponente do Projeto de Lei 66/2024, que institui a política de prevenção a crimes sexuais contra adolescentes no RS.
O PL tem como objetivo encorajar as vítimas a romperem o silêncio e libertá-las do ciclo de violência sexual. Além disso, busca percorrer as instituições de ensino ministrando palestras e dialogando sobre o abuso sexual, real e virtual, com alunos e professores, mantendo o foco na conscientização dos participantes. A proposta legislativa é uma parceria com a Polícia Civil e, além de ser organizada e gerenciada, há possibilidade de articulação de trabalho com demais órgãos estaduais, municipais e privados, incluindo programas de prevenção.
Em outubro do ano passado, a 29ª Delegacia de Polícia Regional de Camaquã em parceria com a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos lançaram o relatório sobre a atuação do Projeto Libertar da Polícia Civil do estado. Um dos encaminhamentos discutidos foi o apoio para a instalação de unidades do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), nas regiões em que
ainda não há este serviço.
Para a escrivã da Polícia Civil em Camaquã e uma das idealizadoras do Projeto Libertar, Bianca Benemann, ter a possibilidade de ver o programa ser transformado em política institucional e de Estado é fomentar em cada município os valores da preservação da integridade sexual, combatendo a cultura do estupro, capacitando agentes para o enfrentamento do aumento alarmante destes crimes. Além disso, é uma forma de “fornecer aos adolescentes armas intelectuais para se defenderem de ataques de predadores reais e virtuais, é a possibilidade de transformar a consciência social e a concretude dos valores de proteção integral dos seres humanos em desenvolvimento”, afirmou.
A deputada e presidenta da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da ALRS, Laura Sito, apontou que “mais do que palestras, o projeto vai incentivar a reflexão sobre o tema ensinando, principalmente, a se proteger e a proteger os mais vulneráveis desse crime e essa política também poderá contar com o setor público para destinar recursos de custeio para o desenvolvimento deste trabalho”, comentou a parlamentar.
Bianca Benemann conta que o olhar da deputada Laura Sito e da sua equipe, desde as palestras iniciais, o apoio na divulgação das ações junto à mídia estadual e a realização da apresentação dos resultados do Projeto Libertar pela CCDH foram verdadeiros divisores de água na trajetória do programa. Ainda, a policial civil pede o apoio dos deputados e deputadas para aprovação do PL 66/2024, “contamos que essa temática toque o coração de todos os parlamentares, que deixem de lado ideologias políticas e se unam em prol da proteção sexual integral de crianças e
adolescentes, o aprovando com folga”, comentou.
O projeto de lei está tramitando no Departamento de Assessoramento Legislativo que decidirá para quais comissões o Projeto Libertar deverá ser encaminhado.

Bancada do PT apresenta MOÇÃO DE REPÚDIO aos serviços apresentados pela CEEE Grupo Equatorial Energia

 

Os vereadores que esta subscrevem, requerem que, depois de ouvido o plenário, seja enviada MOÇÃO DE REPÚDIO, conforme art. 153 § 8.º do Regimento Interno desta Casa Legislativa, dirigido ao Governador do Estado, Deputados Estaduais do Rio Grande do Sul, a Presidência Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul - AGERGS e para Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, Ministério Público Estadual a presente MOÇÃO DE REPÚDIO aos serviços apresentados pela CEEE Grupo Equatorial Energia, com seguinte teor que segue:

 

A presente moção solicita que a Companhia se manifeste formalmente e aponte os motivos que levaram e seguem levando no atraso desproporcional na retomada do fornecimento de energia elétrica nas residências tanto no interior, quanto na zona urbana do município de São Lourenço do Sul, ocasionada pelo temporal que atingiu o estado do Rio Grande do Sul, principalmente na Zona Sul no dia 21 de março de 2024.

 

A CEEE Grupo Equatorial Energia, além de manifestar-se sobre a excessiva demora no restabelecimento de energia elétrica, também deverá manifestar-se sobre a destacada falta de planejamento para o enfrentamento de situações adversas do grupo que assumiu os trabalhos da CEEE em nosso Estado, pois esse evento já se repetiu em julho de 2023 e a situação se apresenta na mesma falta de planejamento em restabelecer os serviços.

 

Ademais, devemos observar que após a privatização do serviço de energia elétrica as equipes não conhecem as localidades do interior de nosso município e muitas circulam nas imediações dos problemas e não resolvem a situação, causando enormes prejuízos as comunidades que em diversos casos permanecem sem energia elétrica por períodos superiores há quatros dias.

 

Portanto, repudiamos a desinformação prestada pela referida empresa, pela falta de planejamento para enfrentamento de situações adversas, e cobramos que seja regularizado URGENTEMENTE a prestação de serviço de fornecimento de energia elétrica em todo o território urbano e rural do município de São Lourenço do Sul imediatamente.

 

 

Vereador Ronei Schmalfuss (PT)
Vereador Luis Clairton Behling Weber (PT)
Vereador Ildo Döring (PT)

No período de 18 a 20 de março foram registradas na DP local 47 ocorrências, sendo: 1 resistência, 1 desobediência, 1 vias de fato, 1 posse irregular de arma de fogo de uso permitido, 4 fatos, em tese, atípicos, 5 estelionatos, 1 acidente de trânsito com danos materiais, 3 perturbações do trabalho ou do sossego alheios, 2 outros crimes contra a criança/adolescente, 2 lesões corporais, 3 perdas de documentos, 1 tráfico de entorpecentes, 4 danos, 1 ameaça, 1 outras fraudes, 1 outros crimes, 1 estupro, 2 fugas de local de acidente, 1 lesão corporal culposa direção veículo automor, 1 furto qualificado, 1 injúria, 1 apreensão de objeto, 6 permitir, confiar ou entregar direção a pessoa sem habilitação, 1 localização de celular e um furto de celular. Na última semana foram registradas 82 ocorrências.



Na manhã da última  quinta-feira (21) teve início a sessão plenária para julgamento do réu VINICIUS DE PINHO PEDRA VIEIRA, o “Peninha” pelo Tribunal do Júri, pronunciado como incurso nas sanções do art. 121, § 2°, inciso IV e VI, c/c § 7°, inciso III, do Código Penal, e do art. 12 da Lei n.° 10.826/03, homicídio praticado relativamente à vítima Tairane Bauer Macedo na data de 04/11/2020.
O julgamento que aconteceria no dia 22 de março foi antecipado para a última  quinta-feira dia 21 de março, diante da petição retro do Ministério Público.

Portanto, em conformidade com a decisão da Sentença do Tribunal do Júri, o réu Vinícius Pedra Vieira, foi condenado a cumprir 32 anos e 6 meses de reclusão.

Relembre como aconteceu o caso:
Na noite de quarta-feira (04) por volta das 21hs40min, na Rua Anchieta (Bairro Navegantes) a jovem Tairane Bauer Macedo de 24 anos, foi vitima de diversos disparos de arma de fogo. Segundo informações, um homem em uma motocicleta teria chegado em sua residência e efetuando diversos disparos contra ela. Conforme o boletim de ocorrência, testemunhas ouviram diversos disparos e chamaram os policiais. Samu, Brigada Militar e Polícia Civil atendem a ocorrência. Segundo ainda informações, as autoridades investigam o caso e já teriam identificaram o autor dos disparos.

Caso Tairane: Julgamento acontece hoje no fórum de São Lourenço do Sul

O Júri estava marcado para 9:30h e está atrasado em razão da falta de energia elétrica no município. Foi instalado um gerador para que se possa dar andamento ao Júri.
A sessão plenária para julgamento do réu VINICIUS DE PINHO PEDRA VIEIRA, o “Peninha” pelo Tribunal do Júri, pronunciado como incurso nas sanções do art. 121, § 2°, inciso IV e VI, c/c § 7°, inciso III, do Código Penal, e do art. 12 da Lei n.° 10.826/03, homicídio praticado relativamente à vítima Tairane Bauer Macedo na data de 04/11/2020.
O julgamento que aconteceria no dia 22 de março foi antecipado para hoje, quinta-feira dia 21 de março, diante da petição retro do Ministério Público.
Relembre o caso:
Na noite de quarta-feira (04) por volta das 21hs40min, na Rua Anchieta (Bairro Navegantes) a jovem Tairane Bauer Macedo de 24 anos, foi vitima de diversos disparos de arma de fogo. Segundo informações, um homem em uma motocicleta teria chegado em sua residência e efetuando diversos disparos contra ela. Conforme o boletim de ocorrência, testemunhas ouviram diversos disparos e chamaram os policiais. Samu, Brigada Militar e Polícia Civil atendem a ocorrência. Segundo ainda informações, as autoridades investigam o caso e já teriam identificaram o autor dos disparos.

Com os fortes ventos e chuva que caíram na madrugada desta quinta-feira em São Lourenço do Sul e grande parte do estado, muitos postes e árvores caíram no município, tanto na zona urbana como zona rural. Algumas casas foram destelhadas e a cidade está totalmente sem energia elétrica. Defesa Civil, corpo de bombeiros e demais autoridades trabalham para recuperar os prejuízos.

AINDA NÃO HÁ PREVISÃO DE REESTABELECER A ENERGIA

Se precisar chame
Defesa Civil: (53) 991000645
Bombeiros: 193

* A CEEE Grupo Equatorial Energia está constantemente realizando melhorias nas redes elétricas, com a finalidade de atender seus clientes com continuidade e maior qualidade. Verifique os desligamentos programados com os locais onde o fornecimento de energia será suspenso temporariamente para a realização das obras previstas. Em caso de condições meteorológicas desfavoráveis, a ação pode ser reprogramada.
* 20/03/2024 - Quarta-feira - 13:20 - 18:20 - Código  PES 2005/2024
Bairros     RURAL - DA COXILHA BARAO ATE ESTADUAL
Ruas - EST BOM JESUS - Nº 58 ao 70379. Motivos - 614 - SUBST. DE POSTE(S)
Consumidores: 150. Publicação 09/03/2024 07:57
* 21/03/2024 - Quinta-feira - 11:00 - 17:00 - Código  PES 1826/2024
Bairros     CENTRO; CENTRO - INICIA NA AV. SAO LOURENCO; INICIA NA PRAIA - ANTES HOTEL FIGUEIRAS; INICIO DA RUA GARIBALDI
Ruas - AV SANTOS ABREU - Nº 1313 ao 1592; AV SONY CORREA - Nº 434 ao 1434; BEC SONY CORREA - Nº 1 ao 85; RUA ALM ABREU - Nº 776 ao 1662; RUA ANCHIETA - Nº 2112 ao 2269; RUA BARAO DO TRIUNFO - Nº 1089 ao 1111; RUA HUMAITA - Nº 993; RUA MAL DEODORO - Nº 1072 ao 1092; RUA MARIZ E BARROS - Nº 742 ao 898.
Motivos - 608 - EXTENSAO DE REDE; 614 - SUBST. DE POSTE(S); 616 - SERVICOS COM REDE ENERGIZADA
Consumidores 178. Publicação  09/03/2024 07:57
12:00 - 17:00 - Código PES 2097/2024
Bairros     RURAL - DA BR 116 ATE INICIO PINHEIROS; RURAL - DA ENTRADA STA IZABEL ATE LANGE; RURAL - DO BOQUEIRAO A SANTA I.
Ruas - EST DO SITIO - Nº 234 ao 69423; EST FEDERAL - Nº 1995 ao 90095; EST STA IZABEL - Nº 304 ao 69067
Motivos - 603 - ADEQUACAO NA REDE E EQUIPAMENTOS; 614 - SUBST. DE POSTE(S)
Consumidores 80 - Publicação  09/03/2024 07:57
13:00 - 17:00 - Código PES 2129/2024
Bairros     ANT.BANHADO GRANDE-APOS RUA ROVERE FILHO; FINAL AV NONO CENTENO,CEL; INICIA RS 265 PARALELA A TEDORORO POREPP; INICIO RS265 TERMINO CORREDOR DAS TROPAS; LOMBA - INICIA NO RIO SAO LOURENCO; PARALELA A RUA THEODORO POREPP; PARALELA JOSE ROVERE FILHO; PRIM RUA A ESQ NA AV NONO
Ruas - EST CORREDOR DAS TROPAS - Nº 10 ao 70340; RUA 03 (LOT PRH) - Nº 168 ao 635; RUA CEL PEDROSO - Nº 2456; RUA HOMERO COLVARA DE SOUZA - Nº 72 ao 930; RUA JOSE ROVERE FILHO - Nº 22 ao 173; RUA LUIS ANTONIO A MORAES - Nº 919 ao 1147; RUA NESTOR FERNANDO GRAEF - Nº 201 ao 2234; RUA PRUDENTE DE MORAIS - Nº 2461; RUA TEODORO POREPP - Nº 71 ao 931.
Motivos - 613 - SUBST.DE ESTRUTURAS; 614 - SUBST. DE POSTE(S)
Consumidores 405 - Publicação 12/03/2024 07:47
* 22/03/2024 - Sexta-feira - 12:00 - 16:00 - Código PES 2110/2024
Bairros     APOS AV NONO CENTENO; CENTRO; CENTRO - PASSA ESCOLA VICENTE DE TOLA; CENTRO - PASSA SUPERMERCADO ECONOMICO; CENTRO - TERMINA CAMPO FUTEBOL MOCIDADE; ENTRE A RUA ROBERTO NICKHORN E A RUA FRA; ENTRE STA CRUZ E JACOB RHEINGANTZ; ENTRE STA CRUZ E MAX STENZEL; FICA NO FIM DA PRL CRUZ,STA A ESQUERDA; INIC CEL. NONO CENTENO TERM JACOB RHEING; INIC. JOAO B. SCHOLL-TERM. FREDERICO GEH; INICIA AV.NONO - PASSA FUNDOS CEMITERIO; INICIA GARIBALDI - APOS CAMPO MOCIDADE; INICIA NA D PEDRO II - FUNDOS CEMITERIO; INICIA POSTO BR NA AV. NONO CENTENO,CEL; INICIA RUA PADRE FEIJO.ATE GALP.PEONADA; INICIA UMA QUADRA ANTES FIM RUA 15 NOV; LOMBA - INICIA NO RIO SAO LOURENCO; LOMBA - LADO TRATAMENTO CORSAN; LOMBA - TERMINA NO CEMITERIO; PRIMEIRA A DIREITA DEPOIS DA 25 DE JULHO; TRAVESSA ENTRE ROBERTO N. E PLINIO BRAUN.
Ruas - AV SONY CORREA - Nº 434 ao 2286; BEC DO RESBALO - Nº 10 ao 89; PRC PEDRO JULIO CENTENO - Nº 40 ao 74; PRL CANDOCA FERREIRA - Nº 796 ao 1498; PRL JACOB RHEINGANTZ - Nº 2204; PRL SANTA CRUZ I - Nº 1177; PRL STA CRUZ - Nº 731 ao 1347; RUA AGOSTINHO MARTINS - Nº 20 ao 143; RUA ANOLINO DE ALMEIDA - Nº 32 ao 98; RUA BENTO GONCALVES - Nº 927 ao 1032; RUA CANDOCA FERREIRA - Nº 1328 ao 1493; RUA CRISTOVAO COLOMBO - Nº 74 ao 855; RUA DOM PEDRO II - Nº 114 ao 848; RUA FREDERICO GEHLING - Nº 225 ao 500; RUA JACOB RHEINGANTZ - Nº 552 ao 1325; RUA JOAO BATISTA SCHOLL - Nº 1234 ao 1503; RUA MAX STENZEL - Nº 470 ao 1334; RUA OSWALDO ARANHA - Nº 1340 ao 1617; RUA PLINIO BRAUNER - Nº 111 ao 801; RUA ROBERTO NICKHORN - Nº 8 ao 737; RUA STA CRUZ - Nº 977 ao 1226; RUA VINTE CINCO DE JULHO - Nº 369 ao 783; TRV DOIS PLINIO BRAUNER - Nº 4 ao 280; TRV UM PLINIO BRAUNER - Nº 7 ao 238.
Motivos - 603 - ADEQUACAO NA REDE E EQUIPAMENTOS
Consumidores 901. Publicação  12/03/2024 07:47
13:00 - 17:00 - Código PES 2105/2024
Bairros     RURAL; RURAL - DA BR 116 ATE A VILA; RURAL - DA VIL MORAES ATE CAP CINZAS; RURAL - INICIA NO BANHADO DO TIGRE; RURAL - INICIA VILA MORAES N CLORO.
Ruas - EST ARACA BREJO - Nº 1690 ao 1691; EST PRADO NOVO - Nº 9166; EST PRADO NOVO - Nº 305 ao 69062; VIL MARIA - Nº 8708 ao 9090; VIL MORAES - Nº 108 ao 70552.
Motivos - 603 - ADEQUACAO NA REDE E EQUIPAMENTOS; 613 - SUBST.DE ESTRUTURAS; 614 - SUBST. DE POSTE(S)
Consumidores 147 - Publicação  13/03/2024 07:48

Alistamento: Junta de Serviço Militar informa aos nascidos em 2006

A 62a Junta de Serviço Militar informa aos jovens nascidos em 2006 – independentemente do
mês – que o alistamento militar poderá ser realizado até o dia 30/06/2024.
A inscrição pode ser feita diretamente no site do alistamento,
https://alistamento.eb.mil.br/
Para acessar o tutorial do alistamento militar online
https://drive.google.com/.../1FCSgtGbeTT0N4G2BfR1Nlj.../view
Caso o jovem não possua acesso à internet, CPF ou tenha nascido em anos anteriores a 2006, deverá comparecer na Junta de Serviço Militar de São Lourenço do Sul portando documento e comprovante de residência.
A Junta de Serviço Militar está localizada na Rua 15 de Novembro, 258, Centro. O atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 h às 14 h.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo telefone/Whatsapp (53) 3251-9580 ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural está modificando estradas e conectando comunidades no coração de São Lourenço do Sul! Acompanhe conosco o trabalho de encascalhamento e patrolamento que está ocorrendo na localidade de Sesmaria.

Página 1 de 1670

O Jornal

Contato

Localização

Social

© 2018 Jornal O Lourenciano
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Política de Privacidade