Redação

POLÍCIA CIVIL APREENDE VEÍCULO UTILIZADO NO TRÁFICO DE DROGAS
Na manhã desta sexta-feira, 14 de novembro de 2025, a Polícia Civil de São Lourenço do Sul cumpriu mandado de busca e apreensão de um veículo utilizado no transporte de drogas por uma organização criminosa. O automóvel pertence a uma mulher de 32 anos, já indiciada por tráfico de entorpecentes.
Após os procedimentos legais, o veículo foi removido por guincho e encaminhado ao depósito.
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da comunidade e incentiva o envio de denúncias, que podem ser feitas de forma anônima pelo WhatsApp: (53) 98448-5901.

 

No próximo dia 25 de Novembro Gabriel Antônio Mendo da Cunha, sócio proprietário da Japesca lança seu livro “O Elo Perdido- Só uma coisa é necessária -“ juntamente com Eloisa Bergmann Heiden que produziu as fotos da obra

A  Sessão de autógrafos acontece das 16h às 19h na Lancheria e Restaurante Bergmann Todo lucro das vendas do livro serão revertidos para o Lar dos Velhinhos Santo Antônio. Participe e prestigie!

 

Um homem denunciado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) foi condenado a 35 anos de reclusão por estupro de vulnerável contra a sobrinha de cinco anos, em São Lourenço do Sul. A sentença foi publicada nesta terça-feira, 11 de novembro.

Os abusos aconteceram por pelo menos oito vezes, em 2016. O réu se aproveitava da confiança e da convivência familiar para atrair a criança com doces e dinheiro e cometer os abusos sexuais. A Justiça considerou a repetição do crime, o fato de ele ser tio da vítima e de ter usado a relação familiar para praticar os atos.

Conforme consta no processo, a criança sofreu intenso abalo emocional e precisou de acompanhamento psicológico e uso de medicação para lidar com os traumas. A pena foi fixada em 35 anos de reclusão, em regime fechado, além do pagamento de indenização de 10 salários-mínimos à vítima.

A promotora de Justiça Cristiana Müller Chatkin, que atuou no caso, ressaltou: “Essa condenação mostra que crimes sexuais contra crianças, especialmente dentro da família, são tratados com rigor. É fundamental dar voz à vítima e garantir que ela seja protegida e acolhida.”

Se você souber ou suspeitar de algum caso de violência que envolva criança ou adolescente, não se cale! A vida deles pode depender da sua denúncia. 

Denunciar é rápido, sigiloso e salva vidas. Em caso de urgência ligue para o 190 (Brigada Militar). Em outros casos, procure o Conselho Tutelar, a Promotoria de Justiça ou Delegacia de Polícia mais próxima, ou ainda disque 100. 

Você também faz parte da rede de proteção.

 

Polícia Civil prendeu homem de 40 anos no bairro Lomba por descumprimento de prisão domiciliar e do uso de tornozeleira eletrônica 

Na manhã desta quinta-feira (13), a Polícia Civil de São Lourenço do Sul prendeu um homem de 40 anos, por descumprimento das condições da prisão domiciliar, que incluía monitoramento por tornozeleira eletrônica. Diante da violação, foi expedido mandado de prisão contra o indivíduo.

A captura ocorreu no bairro Lomba. Após os procedimentos legais, o preso foi encaminhado ao Presídio Regional de Pelotas.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da comunidade e lembra que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo WhatsApp: (53) 98448-5901.

 

Após Relatos de moradores sobre falta de água em algumas ruas dos bairros Nova Esperança, Lomba, Santa Terezinha, Medianeira, Avenida e Sete de Setembro desde as 19:30h desta terça-feira a Corsan respondeu nosso questionamento sobre o fato. 

A Corsan informa que nesta terça-feira, 11, ocorreram oscilações de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água, em São Lourenço do Sul, o que ocasionou baixos níveis nos reservatórios durante a noite, afetando a distribuição de água em alguns bairros.

A situação foi normalizada e o abastecimento de água retomado.

Para outras informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, Agência Virtual cliente.corsan.com.br, WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.

A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

 

A Rústica de Integração do XVIII JOMDDS teve a primeira largada às 6:30h e as 9h aconteceu a largada com os alunos das escolas públicas e particulares na Praça Central Dêde Serpa
• 6h30 - Comunidade em geral (4,7km)
• 9h - Alunos das escolas municipais, estaduais e particulares (1km ou 3km)
E depois da corrida, acontece a Cerimônia de Premiação dos jogos.

 

No último domingo, dia 9 de novembro o radialista Bertolino Lopes completou seus oitenta anos de idade e mais de cinco décadas de rádio São Lourenço. 

Nesse período além de transmitir muita alegria a toda região sul conquistou milhares de amigos e admiradores. E foi o primeiro a receber o Jornal Lourenciano quando foi fundado, Bertolino Lopes enfatiza que enquanto tiver saúde e voz continuará nas suas atividades. Parabenizamos Bertolino Lopes por toda história em São Lourenço do Sul, sua contribuição na comunicação do município e também pela passagem dos seus 80 anos. 

A Campanha Poste Limpo começou nessa manhã de terça-feira, às 8h30, com as ações concentradas aos arredores do Arroio Carahá e Barrinha. 
A iniciativa é uma parceria entre o Ministério Público, CEEE Equatorial, InternetSul e a Prefeitura Municipal, com o propósito de remover cabos obsoletos e padronizar as fiações, garantindo mais segurança, organização e beleza para a
cidade.
Essa mobilização conjunta representa um passo importante rumo a um município mais moderno, eficiente e sustentável, resultado da cooperação entre poder público, empresas e comunidade.

 

A Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul realizará pregão eletrônico para Contratação de empresa especializada
para realização de Concurso Público. Segundo informações obtidas por nossa redação, o pregão eletrônico deve acontecer no próximo dia 25 de novembro.
Edital, anexos e informações complementares devem ser divulgados em breve, assim como os cargos oferecidos e as datas de inscrição e também das provas.

 

Um homem denunciado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) foi condenado, em 9 de novembro, a 35 anos de prisão, em regime inicial fechado, por estupro de vulnerável praticado contra uma criança, em São Lourenço do Sul.

Os abusos começaram em 2011, quando a vítima tinha apenas cinco anos, e se estenderam por cerca de nove anos. Conforme a denúncia, o réu, tio-avô (por afinidade) da criança, aproveitava-se da relação familiar e da convivência frequente para praticar os abusos. Os crimes ocorriam em diferentes locais, como na casa da vítima, na residência do acusado e até dentro de um veículo, em momentos em que a menina estava sozinha ou até acompanhada do irmão, diagnosticado com autismo grave.

A sentença reconheceu a prática continuada dos abusos, a autoridade familiar exercida pelo réu e o fato de ele se valer das relações domésticas para cometer os crimes. Também foi fixado o pagamento de indenização mínima à vítima no valor de 10 salários mínimos.

A menina, hoje adolescente, desenvolveu sintomas graves de sofrimento psíquico, como crises de ansiedade, retraimento social e tentativa de suicídio.

A atuação do MPRS foi conduzida pela promotora de Justiça Cristiana Müller Chatkin, titular da Promotoria de Justiça de São Lourenço do Sul, que destacou a relevância da decisão: “Essa condenação reafirma o compromisso do Ministério Público com a proteção da infância e com a responsabilização de crimes sexuais praticados no ambiente familiar. O reconhecimento judicial da palavra da vítima, aliada às demais provas, é um passo essencial para a promoção da justiça e para a reparação dos danos causados.”

Se você souber ou suspeitar de algum caso de violência que envolva criança ou adolescente, não se cale! A vida deles pode depender da sua denúncia. 

Denunciar é rápido, sigiloso e salva vidas. Em caso de urgência ligue para o 190 (Brigada Militar). Em outros casos, procure o Conselho Tutelar, a Promotoria de Justiça ou Delegacia de Polícia mais próxima, ou ainda disque 100. 

Página 1 de 1780

O Jornal

Contato

Localização

Social

© 2018 Jornal O Lourenciano
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Política de Privacidade